domingo, 20 de dezembro de 2009

Seleção do brasileirão

Por Marcelo Sampaio de Castro





Minha seleção do equilibrado campeonato brasileiro de 2009 começa com um goleiro que foi bem regular durante toda a campanha e que tem sido lembrado com certa frequência pelo técnico da seleção brasileira: Victor, do Grêmio. Na lateral direita, posição na qual não temos bons valores atuando no Brasil, fico com Jonathan, do Cruzeiro. Minha zaga é formada por Ronaldo Angelim, que também fez um campeonato sem altos e baixos e que foi muito bem lembrado aqui neste blog pelo companheiro Henrique Coelho, e por Miranda, zagueiro muito seguro do São Paulo e que também vem sendo convocado pelo Dunga.
Na lateral esquerda, posição para a qual Dunga procura um substituto para André Santos, Kléber, do Internacional, teve boas atuações no campeonato e é um jogador que cruza a bola como poucos no Brasil. Merece ser ainda observado na seleção brasileira antes da copa do mundo.

O meio campo seria considerado ofensivo, com apenas um jogador que se destaca mais pela marcação do que pela criação: Willians, do Flamengo, que, de acordo com as estatísticas, foi o maior ladrão de bolas do campeonato. Diego Souza, do Palmeiras, que nesta minha seleção teria que atuar um pouco mais recuado do que de costume, merece vaga no time pelo belo primeiro turno de campeonato que fez.O setor mais criativo do meio campo é formado por dois estrangeiros habilidosos: Petkovic, que chegou à Gávea desacreditado por quase todos, inclusive por mim, foi decisivo para o título do Flamengo, com enfiadas de bola precisas e lances de bola parada e Conca, que foi fundamental para a arrancada do Fluminense rumo à permanência na primeira divisão e fez um excelente segundo turno.

No ataque, claro, os dois artilheiros do campeonato, com 19 gols: Diego Tardelli, do Atlético-MG, e Adriano, que marcou gols decisivos para que o Flamengo chegasse ao título. Aliás, os dois têm sido lembrados para a seleção brasileira, no setor onde a concorrência é enorme.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CBF divulga tabela da Copa do Brasil 2010

Por D'esporte Blog

A Copa do Brasil de 2010 terá 64 clubes na disputa, com inicio previsto para o dia 10 de fevereiro e término para o dia 04 de agosto.

A CBF divulgou a tabela na sexta-feira (11/12/09), abaixo temos o diagrama das fases:


Clique na imagem para ampliá-la

A competição será disputada em seis fases, nas seguintes datas:

1ª fase: 10/2, 24/2 10/3,
2ª fase: 17/3, 31/3

3ª fase: 14/4 e 21/4

4ª fase: 28/4, 5/5

Semifinais: 12/5 e 19/5

Finais: 28/7 e 4/8

Fonte: www.cbf.com.br

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pausa para reflexão


Em política, o importante não é ter razão, mas que ela seja dada a alguém...


terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ronaldo Angelim, O Magro de Aço


Por Henrique Coelho





Após o sexto título brasileiro do Flamengo (sim, sexto, não vou me dar ao trabalho de explicar isso aqui porque há outros jornalistas e fontes que podem fazê-lo melhor do que eu), eu poderia fazer um texto imenso exaltando Adriano, Petkovic, Bruno, Álvaro, Maldonado, Zé Roberto, Andrade, entre outros que tornaram esse título possível. Porém, prefiro falar sobre o autor do gol do título. Um ser humano que merece o novo status que passou a adquirir na carreira, com o gol marcado no último domingo.

Não foi a primeira vez que Ronaldo Angelim, chamado de Magro de Aço, fez um gol decisivo em finais. Pela final do Campeonato Cearense de 2001, ele já havia feito 2 em uma final de turno contra o Ceará. Também havia sido responsável pela subida do Fortaleza, ao marcar o segundo do time cearense na vitória por 2 a 0 sobre o Avaí, na Série B de 2004. Mas nunca, nos melhores sonhos desse paulista com cara e alma de nordestino, ele poderia imaginar que faria um gol tão importante como o do hexacampeonato rubro-negro.

Em 2006, ele chegou ao Flamengo na desastrosa passagem de Valdir Espinosa pelo clube. Passou um ano entre o campo e o banco de reservas, sem conseguir se firmar na equipe,com muitos torcedores reclamando de sua lentidão(embora ninguém em sã consciência possa reclamar de falta de comprometimento dele com o clube). Até a final da Taça Guanabara de 2007, quando Moisés(pavoroso defensor que jogou no flamengo no primeiro semestre daquele ano) foi expulso, e Angelim entrou em seu lugar para não sair do time, embora continuasse com atuações irregulares até a chegada de Fábio Luciano, em agosto daquele ano. A partir daí, formou-se uma das duplas de zaga mais seguras do Brasil, que só foi encontrar o seu ocaso no segundo semestre de 2008, quando ambos já não possuíam a mesma velocidade e o mesmo pique. Fábio Luciano saiu após o fim do Carioca e o futebol de Angelim voltou a apresentar altos e baixos, culminando em uma cirurgia no joelho, para tratar de uma lesão que poderia até mesmo ter feito o jogador amputar a perna. Por essas e outras razões, acredito que, se alguém merecia marcar o gol do hexa, esse alguém era Ronaldo Angelim. Um cara que se emociona com o Flamengo, dá o sangue pelo Flamengo e é, sem dúvida, rubro-negro de coração.

Parabéns, Angelim, você merece. Já lhe critiquei muitas vezes, mas nunca duvidei do seu amor pelo Flamengo. Como meu colega Fabio Falcão disse, você fez um gol de Rondinelli. Sua entrega ao clube e esse gol com certeza o marcarão para sempre na memória dos torcedores do clube Mais Querido do Mundo.




O que você espera do seu time em 2010?

Como seu time está se preparando, e o planejamento?

Por Felipe Sieczko Nascimento





O Corinthians 2010 com bons olhos, afinal é o ano do seu centenário, e todo torcedor corinthiano que se preze quer títulos importantes, principalmente no ano em que o clube completará um século de existência.

Assim que ganhou a Copa do Brasil e conseguiu a vaga na Taça Libertadores da América 2010, o Corinthians deixou a desejar no Brasileirão, dando sinais de que toda a sua atenção já estava voltada para a próxima temporada. O principal objetivo já foi alcançado, que é a permanência do craque Ronaldo e a vaga para a principal competição sul-americana. Agora o foco é montar um forte elenco para a competição. E isso o timão já está fazendo, por sinal muito bem.

Nomes como Roberto Carlos, Tcheco e Iarley, já estão garantidos no Parque São Jorge ano que vem, e ainda tem mais por vir, como a contratação do volante Ralf, ex-Barueri, uma das apostas do timão. Motivados por fazerem parte de um elenco forte em um ano tão especial para o clube, e pela chance de dar muitas alegrias aos fiéis corinthianos, os jogadores só têm um único pensamento na cabeça: conquistar a tão sonhada e inédita Taça Libertadores no ano do centenário.

Vale lembrar que, entre os principais clubes brasileiros, poucos conseguiram títulos expressivos no ano de seu centenário. Fluminense, Náutico e Internacional conquistaram apenas os seus respectivos campeonatos estaduais. Mas é claro que nem todos passaram em branco, ou quase. O Vasco da Gama foi o mais bem sucedido no ano do seu centenário, sagrando-se campeão da Libertadores em 1998 (feito que o Corinthians pretende repetir ano que vem), só não conseguiu levantar uma das taças mais cobiçadas entre os brasileiros: a do mundial de clubes, perdendo para o Real Madrid de 2 a 1 em Tóquio.


O torcedor do timão pode esperar grandes feitos do Corinthians ano que vem, mas tudo tem seu tempo, pois elenco forte pode até ser certeza de espetáculos, mas não de vitórias. Em 1995, por exemplo, ano do centenário do Flamengo, o então presidente Kleber Leite fez grandes contratações como os atacantes Romário e Edmundo, que jogaram ao lado do "prata da casa" Sávio, formando um dos melhores ataques do mundo, e tudo que o Flamengo conseguiu foi apenas um vice campeonato estadual.

Por isso quero que o Corinthians tenha um ótimo ano de conquistas e títulos, e principalmente de bom futebol, só espero que a força do elenco, com altos salários e custos para sua manutenção, não se converta em prejuízo, enchendo o clube de dívidas grandiosas, mas com um bom planejamento e projeção para o futuro, o clube pode dar tudo o que o torcedor quer: títulos.