terça-feira, 11 de maio de 2010

Dunga e os "intocáveis"

Foto: band.com.br


Enfim saiu a tão aguardada lista dos convocados por Dunga para disputar a Copa do mundo na África. O treinador manteve a palavra, convocou os jogadores que apostou desde o início do trabalho para a copa, e não tivemos muitas surpresas na convocação. Discordo de alguns jogadores que foram chamados, porém gostei da atitude de Dunga, o grupo está bem entrosado, e embora não esteja prestes a mostrar o futebol arte (a preferência do brasileiro), será uma das seleções a serem batidas na copa, e principal concorrente ao título.

Adriano está fora, pelo menos da lista inicial. E mais do que merecido, as seguidas faltas aos treinos, o envolvimento em confusões e a lentidão apresentada em campo chegou a irritar até mesmo os torcedores do Flamengo. Porém, Kléberson, seu companheiro de equipe, conseguiu sua vaga, apesar de não estar demonstrando o seu futebol pentacampeão. Além de Kléberson, outros jogadores que atuam no futebol brasileiro, e que estarão na equipe são: Robinho do Santos, que não é nenhuma surpresa, e Gilberto do Cruzeiro, que atua na lateral esquerda. Victor, do Grêmio, que vinha apresentando ótimas atuações e merecia a vaga, ficou de fora da lista.

Nada de
Neymar ou Ganso. Nem mesmo Ronaldinho gaúcho. A torcida e a pressão em cima de Dunga pela participação de um dos três era grande, mas talvez precipitada. Ano passado, por exemplo, ninguém "desejava" ver um dos três na copa, ou pelo menos, não expressava esse sentimento. E poucos se lembram, ainda no ano passado, de Ganso perdendo dois pênaltis em um único jogo, o que seria fatal em uma copa do mundo, ou das "belíssimas" atuações de Neymar pelo Santos. Ronaldinho gaúcho nem se fala, não conseguia fazer uma atuação digna de copa do mundo (talvez nem mesmo esse ano).

Não estou querendo proteger as escolhas de Dunga, muito menos dizer que os três não tem condições de jogar a Copa. Só quero ressaltar a ideia de que, a fase boa, assim como a fase ruím, não dura para sempre, e o que o treinador levou em consideração o compromentimento e os resultados a longo prazo, apresentados pelos jogadores. Mas também não concordo com a convocação de jogadores como
Elano e Josué. Podem até jogar bem, mas acredito que o potencial de ambos não seja o suficiente para uma copa do mundo.

A lista de convocados, coloca Dunga e a torcida brasileira em posições quase que opostas. Se o Brasil for eliminado precocemente, e não apresentar bom futebol, a culpa cairá sobre o treinador da seleção por não ter levado os meninos da vila, nem mesmo Ronaldinho gaúcho. Porém, se for campeão pela seleção, irá queimar a língua de muitos críticos, comentaristas esportivos e todos aqueles que pediram a convocação dos garotos.

Para a revolta de alguns pessimistas, deixo o meu desejo de boa sorte a Dunga. Torço e acredito no hexa, independente dos jogadores que estarão em campo. Em 2006, os convocados eram os melhores do mundo, e o Brasil "imbatível". Resultado: Itália tetra.

Segue abaixo, a lista dos 23 convocados. Mais uma lista de 7 jogadores será divulgada. Jogadores que ainda poderão ser convocados e substituir um dos 23.

Goleiros: Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Doni (Roma).

Laterais: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro).

Zagueiros: Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan).

Meio-campistas: Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo).

Atacantes: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg).

Um comentário:

Comente sobre a postagem: