segunda-feira, 19 de abril de 2010

Botafogo campeão carioca 2010

www.globo.com



















Rio de Janeiro



Desde 2006 o torcedor botafoguense esperava por esse momento, e após esbarrar no Flamengo nos últimos três anos agora pode soltar o grito. É CAMPEÃO.

Com a conquista o alvineg
ro chega ao seu 19º título carioca. Como já havia ganhado a taça guanabara, o Botafogo foi campeão estadual antecipadamente conquistando a taça rio, impedindo que o Flamengo disputasse os dois jogos finais contra o rival. Um dos responsáveis pela vitória do Botafogo, o especialista em cariocas, Joel Santana chega ao seu 7º título defendendo um grande do Rio pela competição. Pelo Botafogo já havia sido campeão como treinador em 1997, e agora conquista o seu bi-campeonato. O Flamengo teve a sua 5ª oportunidade de se sagrar tetra campeão carioca, mas ontem o Botafogo acabou com as esperanças rubro-negras de ser tetra, feito alcançado somente pelo Fluminense (06/07/08/09) e pelo próprio Botafogo (32/33/34/35), os três últimos anos foram disputados em ligas diferentes, sendo o Botafogo campeão em 33 e 34 da Associação Metropolitana de Esportes Athléticos, e em 35 da Federação Metropolitana de Desportos. Nada que possa tirar a legitimidade da conquista.

Voltando ao presente, o jogo de ontem foi muito disputado com as duas equipes marcando forte, uma prova disso foi a quantidade de cartões: sete amarelos e um vermelho para o Botafogo, e oito amarelos e um vermelho para o Flamengo. O início do jogo foi bastante democrático, nenhum dos times oferecia muito perigo ao adversário e se limitavam a tocar a bola até que a oportunidade aparecesse. E apareceu, para o time de General Severiano. Em falta perigosa na entrada da área Renato Cajá bateu no meio do gol, porém uma bola rápida e com perigo, obrigando Bruno a jogar para escanteio. No levantamento na área, Ronaldo Angelim impossibilitou a subida e a cabeçada de Fábio Ferreira, e o juiz bem posicionado marcou pênalti para o alvi-negro. Na cobrança Herrera bateu no meio e fez o seu 9º gol no campeonato. Botafogo 1 X 0 Flamengo.

Mas a vez do Flamengo estava chegando, e Andrade percebendo que o time estava muito acuado, sacou Toró e colocou Vinícius Pacheco em seu lugar. O Flamengo passou a pressionar, e a maioria das jogadas do rubro-negro eram bolas levantadas na área do adversário, sem muito perigo o Fla conseguiu finalizar algumas, uma delas Adriano por pouco não fez um gol de voleio. Mas com a persistência o gol enfim saiu. Michael fez bela jogada pela direita, passou por Fahel e cruzou, Adriano desviou de cabeça, David apareceu livre atras da zaga do Bota e completou para o gol, Jefferson ainda fez defesa dificil antes que Wagner Love completasse para o gol sozinho, enquanto a zaga do Bota ficou parada reclamando de impedimento que não existiu. Tudo igual. Botafogo 1 X 1 Flamengo. Fim da 1ª etapa.

O segundo tempo foi equilibrado, sem muita qualidade, porém os dois times atacavam com mais objetividade em relação à primeira etapa. Em levantamento na área rubro-negra, aos 25, Maldonado fez pênalti bobo em Herrera e foi expulso. Na cobrança, dessa vez foi o companheiro de ataque de Herrera que cobrou, Loco Abreu bateu com categoria, com cavadinha e direito a um leve toque da bola no travessão. Gol. Botafogo 2 X 1 Flamengo.

Após o gol, o jogo ficou emocionante, o Flamengo passou a pressionar. E em lance parecido com o primeiro pênalti marcado pelo juiz, Fahel segurou Ronaldo Angelim dentro da área, infração marcada corretamente pelo juiz, Herrera foi peitar o árbitro pela marcação e acabou expulso. Os torcedores botafoguenses não acreditavam no que estava acontecendo, e viam passar um filme em sua cabeça das últimas três decisões, o Fla sempre empatava e ganhava nas penalidades. Mas dessa vez Jefferson acabou com a festa rubro-negra defendendo pênalti cobrado por Adriano. Botafogo 2 X 1 Flamengo.

Caio, o talismã de Joel Santana, perdeu gol incrível sem goleiro, isolando a bola. Após o lance aumentaram as esperanças do Mengão, que passou a pressionar mais ainda, ganhou qualidade no meio de campo com a entrada de Pet, e quase empatou o jogo com algumas jogadas perigosas, em uma delas Rodrigo Alvim pegou rebote e chutou, Somália cortou quando o gol parecia já feito. O goleiro do Fla ainda foi pra área do Botafogo tentar o gol, mas sem sucesso. Aos 48 o juiz apitou. Fim de Jogo
Botafogo 2 X 1 Flamengo

Campeão carioca de 2010.
Parabéns a todos os botafoguenses pela conquista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a postagem: